seo

Yandex Hack: uma vez que isso afeta o SEO

25 de janeiro de 2023, o dia em que o Yandex, o mecanismo de procura da Rússia, foi hackeado.

Seu código-fonte completo vazou online. E pode não ser a primeira vez que vimos o hacking intercorrer nesta indústria, mas é um dos eventos mais intrigantes e inovadores dos últimos anos.

Mas o Yandex não é o Google, portanto por que devemos nos importar? Eis o motivo: esses dois mecanismos de pesquisa são muito semelhantes na forma uma vez que processam os elementos técnicos de um site, e esse vazamento exclusivamente nos mostrou os 1.922 fatores de classificação que o Yandex usa em seu algoritmo.

Simplificando, essas informações são alguma coisa que podemos usar a nosso obséquio para obter mais tráfico do Google.

Yandex x Google

Uma vez que eu disse, muitos desses fatores de classificação são possivelmente bastante semelhantes aos sinais que o Google usa para pesquisa.

O algoritmo de Yandex mostra um análogo do RankBrain: MatrixNext. Também parece que eles estão usando o PageRank (quase da mesma forma que o Google), e muitos de seus algoritmos de texto são os mesmos. Curiosamente, também existem muitos ex-Googlers trabalhando no Yandex.

Portanto, revisar esses 1.922 fatores de classificação, que vêm do registro “Kernel” (e são exclusivamente um dos muitos conjuntos de fatores na base de código Yandex) é obrigatório. Compreender uma vez que eles atuam nas classificações de pesquisa e no tráfico fornecerá algumas informações muito úteis sobre uma vez que os mecanismos de pesquisa, uma vez que o Google, funcionam. Sem incerteza, esse novo tesouro de informações influenciará muito a indústria de SEO nos próximos meses.

Dito isso, o Yandex não é o Google. As chances de o Google ter exatamente a mesma lista de fatores de classificação são baixas – e o Google pode nem dar a esse sinal o mesmo peso que o Yandex dá.

Ainda assim, são informações que potencialmente serão úteis para direcionar o tráfico, portanto certifique-se de dar uma olhada nelas (antes que seja desvanecido da internet para sempre).

Uma estudo inicial dos fatores de classificação

Muitos de seus fatores de classificação são os esperados. Esses incluem:

  • Muitos fatores relacionados ao link (por exemplo, idade, relevância, etc.).
  • Relevância, idade e atualidade do teor.
  • Confiabilidade do host
  • Sinais de comportamento do usuário final.
  • Cliques.

Alguns sites também recebem preferência (uma vez que a Wikipédia). FI_VISITS_FROM_WIKI até mostra que os sites referenciados pela Wikipedia obtêm pontos positivos.

Estas são todas as coisas que já sabemos.

Mas alguma coisa interessante: havia vários fatores que eu e outros SEOs achamos incomuns, uma vez que o PageRank sendo o 17º fator de maior peso no Yandex e o 19º fator de maior peso sendo a relevância do documento de consulta (em outras palavras, o quão próximos eles correspondem tematicamente) . Há também “spam karma” para sites duvidosos, com base em informações do Whois. Portanto, os sites usados ​​para spam e cultivo de links provavelmente serão afetados.

Outros fatores interessantes são a classificação média do domínio nas consultas, a porcentagem de tráfico orgânico e o número de visitantes únicos.

Você também pode usar isso Yandex Search Ranking Factor Explorercriado por Rob Ousbey, para pesquisar os vários fatores de classificação.

Os possíveis fatores de classificação negativa:

Cá estão meus pensamentos sobre os fatores do Yandex que achei interessantes:

FI_ADV — esse fator significa ter toneladas de anúncios espalhados pela sua página e a compra de PPC pode afetar negativamente as classificações.

FI_DATER_AGE — nascente avalia a idade do teor e se o seu item tem mais de 10 anos ou se não há uma data determinável. Os metadados de data são importantes, portanto, se estiverem faltando em seu teor, eles podem diminuir sua classificação.

FI_COMM_LINKS_SEO_HOSTS — isso pode ser um fator negativo se você tiver muito texto âncora mercantil, principalmente se a proporção desses links for superior a 50%. Preste atenção à distribuição do texto âncora. Eu escrevi um guia sobre uma vez que usar textos âncora de forma eficiente se você precisar de alguma ajuda sobre isso.

FI_RANK_ARTHROZ — texto desatualizado e mal escrito reduzirá sua classificação. Acesse seu site e atualize seu teor. FI_WORD_COUNT também mostra que o número de palavras importa, portanto evite ter páginas de grave teor.

FI_URL_HAS_NO_DIGITS, FI_NUM_SLASHES, FI_FULL_URL_FRACTION — URLs não devem ter dígitos, muitas barras (muita jerarquia) e, simples, sustar sua palavra-chave segmentada.

FI_NUM_LINKS_FROM_MP — sempre interligue suas páginas principais (uma vez que sua página inicial ou páginas de tramontana) a qualquer outro teor importante que você deseja qualificar. Caso contrário, pode prejudicar seu teor.

FI_HOPS — esse fator nos mostra que quanto mais tempo leva para chegar a uma página importante, menos provável será a classificação. Portanto, reduza a profundidade de rastreamento de todas as páginas que são importantes para você. Nenhuma página importante deve estar a mais de alguns cliques da sua página inicial. Eu recomendo mantê-lo em dois cliques, no sumo.

FI_IS_UNREACHABLE — da mesma forma, evite tornar qualquer página importante uma página órfã. Se estiver inacessível na sua página inicial, é praticamente morto aos olhos do mecanismo de procura.

Os possíveis fatores positivos de classificação:

FI_IS_COM— Os domínios .com recebem um impulso nas classificações.

FI_YABAR_HOST_VISITORS — quanto mais tráfico você obtiver, mais poder de classificação seu site terá. A estratégia de segmentar palavras-chave menores e mais fáceis primeiro para produzir um público antes de segmentar palavras-chave mais difíceis pode ajudar você a gerar tráfico.

FI_BEAST_HOST_MEAN_POS — a posição média do host para palavras-chave afeta sua classificação universal. Esse fator e o anterior mostram claramente que ser inteligente com suas palavras-chave e planejamento de teor é importante. Se precisar de ajuda com isso, confira estes 5 maneiras de edificar uma sólida estratégia de SEO.

FI_YABAR_HOST_SEARCH_TRAFFIC — isso pode parecer ruim, mas mostra que ter outras fontes de tráfico (uma vez que mídia social, pesquisa direta e PPC) é bom para o seu site. O Yandex usa isso para estabelecer se um site real está sendo executado, não exclusivamente um projeto de SEO com spam.

Oriente inclui uma série de fatores relacionados à CTR.

Fatores de classificação CTR do código-fonte do Yandex

É simples que ter títulos pesquisáveis ​​e interessantes que levem os usuários a conferir seu teor é alguma coisa que afeta positivamente seus rankings.

O Google está recompensando sites que ajudam a fechar a jornada de pesquisa do usuário (uma vez que sabemos pelas últimas atualizações de pesquisa traste e até mesmo pela atualização de teor útil). Faça o que puder para responder à consulta no início do seu item. O fator “FI_VISITORS_RETURN_MONTH_SHARE“ também mostra que isso ajuda a incentivar os usuários a retornar ao seu site para obter mais informações sobre os tópicos de seu interesse. Marketing de email é uma utensílio útil cá.

FI_GOOD_RATIO e FI_MANY_BAD — a porcentagem de backlinks “bons” e “ruins” em seu site. Obter backlinks de sites de subida qualidade com tráfico é importante para sua classificação. O fator FI_LINK_AGE também mostra que somar uma estratégia de geração de links ao seu SEO o mais cedo verosímil pode ajudar nas suas classificações.

FI_SOCIAL_URL_IS_VERIFIED – aquele pequeno cheque azul tem benefícios reais agora. Links de contas verificadas têm mais peso.

Chave para viagem

Yandex e Google, sendo tão parecidos em teoria, significa que esse vazamento de dados é alguma coisa que devemos prestar atenção.

Vários desses fatores já podem ser de conhecimento generalidade entre os SEOs, mas tê-los confirmados por outro mecanismo de pesquisa reforça a valimento deles para sua estratégia.

Essas descobertas iniciais e a compreensão do que isso pode valer para o seu site podem ajudá-lo a identificar o que melhorar, o que descartar e o que focar quando se trata de sua estratégia de SEO.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo