seo

Por que toda empresa deve implementar automação robótica de processos (RPA) em sua estratégia de marketing

Automação de marketing: superior 8 Casos de Uso em Marketing que elevará seu negócio a novos patamares

As palavras-chave que chamam a atenção dos líderes empresariais no mundo em rápida evolução são Perceptibilidade Sintético (IA) e Automação Robótica de Processos (RPA). De conformidade com a Forrester, “o mercado de RPA crescerá para US$ 22 bilhões até 2025”.

Pesquisa realizada pelo Gartner revela que muro de 80% dos líderes financeiros implementaram ou planejam implementar o RPA. Ao mesmo tempo, um estudo separado da Forrester revela que 57% dos trabalhadores dizem que o RPA reduz os erros manuais.

Quando a maioria das pessoas pensa em marketing, muitas vezes pensa em campanhas estratégicas inteligentes e cópias de anúncios atraentes; há mais no trabalho do que somente fabricar estratégias de marketing inovadoras e memoráveis. A tecnologia tem sido principalmente vantajosa para as equipes de marketing, pois permite evitar o trabalho pesado de tarefas repetitivas e realizar mais com menos.

Você pode automatizar campanhas de e-mail, gerar relatórios e gerenciar comunicações multicanal. Em seguida, crie relatórios, reúna estatísticas, examine suas análises e veja porquê elas se alinham com as informações de outros departamentos para identificar oportunidades de melhorar a eficiência das estratégias de marketing.

O que é automação robótica de processos (RPA)?

Direto de Vocabulário do Gartner, “A automação de processos robóticos (RPA) é uma instrumento de produtividade que permite ao usuário configurar um ou mais scripts (que alguns fornecedores chamam de “bots”) para ativar pressionamentos de tecla específicos de maneira automatizada. Os bots podem ser usados ​​para imitar ou emular tarefas selecionadas (etapas de transação) dentro de um negócio universal ou processo de TI. Isso pode incluir manipulação, passagem de dados de e para diferentes aplicativos, acionamento de respostas ou realização de transações. A RPA usa uma combinação de interação da interface do usuário e tecnologias de narrador. Os scripts podem se sobrepor a um ou mais aplicativos de software.”

Vejamos os 8 principais casos de uso de RPA em marketing:

#1 Gerenciamento de dados

Tomar dados de vários pontos de contato e em vários formatos é um grande duelo para os profissionais de marketing ao gerenciar vários portfólios de coisas, e o processamento manual pode falhar.

O que acontece quando a coleta de dados é prejudicada pelo cansaço ou tédio do funcionário? Arquivos duplicados (Excel) e perda de dados são dois exemplos – pois podem ser salvos em vários locais. É por isso que o gerenciamento de dados é um dos casos de uso de RPA essenciais no marketing.

Nº 2 Automatizando ajustes de lance em campanhas de PPC

Você pode usar o RPA para exibir anúncios com mais ou menos frequência com base nas preferências do cliente. A RPA pode ajudá-lo a programar os anúncios certos e modificar os lances com base em porquê eles funcionam, garantindo que você receba o sumo retorno sobre seus gastos com anúncios e alcance um basta ROI de marketing.

No Google Ads, você pode programar anúncios em horários específicos e otimizar os lances para aumentar quando a intenção de compra do seu público-alvo for maior. Por exemplo, planeje lances maiores se suas conversões forem mais altas nos finais de semana.

#3 Relatórios de SEO

Embora os relatórios de SEO sejam críticos para aumentar a exposição do seu site e ativos, eles podem ser extremamente estressantes para a equipe de marketing, principalmente quando os relatórios devem ser preparados manualmente, auditados e compartilhados.

Ao automatizar o trabalho de relatórios de SEO, você pode prometer que os dados sejam integrados involuntariamente de várias fontes, os relatórios sejam preparados adequadamente e as falhas sejam identificadas imediatamente. A RPA também pode enriquecer os relatórios com informações de identificação pessoal, fazer upload de relatórios para vários canais e auditá-los continuamente para obter os melhores resultados.

#4 Nutrição de Leads

À medida que o processo de decisão do comprador se torna mais multíplice e demorado, o RPA permite que as organizações identifiquem e cultivem leads sem investir recursos e tempo significativos. Ao automatizar o sumo provável do processo de nutrição de leads, as equipes podem concentrar seus esforços em interações essenciais que convertem clientes em potencial em compradores fiéis.

Por exemplo, os profissionais de marketing podem usar o RPA para definir critérios para leads que valem a pena perseguir, automatizar a pontuação de leads e concentrar esforços direcionados a clientes em potencial de basta valor. Eles também podem usar campanhas automatizadas para aumentar a precisão e a qualidade, segmentar o público mais relevante e fornecer uma experiência hiperpersonalizada que agrega mais valor ao seu negócio.

Nº 5 Monitoramento de preços e concorrência

Profissionais de marketing bem-sucedidos investem tempo e numerário críticos para mandar o que seus concorrentes estão fazendo. Você pode usar tecnologias de RPA para monitorar o que seus rivais estão fazendo, a partir de seu comportamento, preços de produtos e estratégias e técnicas de marketing. A RPA pode ajudá-lo a obter conhecimento da concorrência, ajustar sua estratégia de marketing, modificar preços adequadamente e aumentar a lucratividade quando o comportamento competitivo mudar.

#6 Monitoramento de redes sociais

Ninguém pode negar a relevância de monitorar tendências de perto e desvendar informações valiosas nas mídias sociais. Ele pode aumentar o impacto do teor do seu negócio e incentivar a ação em eventos relevantes em tempo real, evitando oportunidades perdidas.

No entanto, o excesso de informações cada vez maior nas mídias sociais torna esses trabalhos muito mais difíceis para os profissionais de marketing. A automação de processos robóticos em marketing diminui a tensão desses procedimentos tediosos enquanto aumenta a eficiência.

Nº 7 Chatbots movidos a RPA

O marketing conversacional está se tornando cada vez mais crucial nos funis de marketing B2B e B2C. Chatbots baseados em lucidez sintético alimentados por RPA podem ser uma combinação intrigante para transmudar visitantes do site. Por exemplo, um visitante do site pode buscar informações específicas para ajudá-lo a sentenciar. Porquê o RPA Bot já está integrado a vários sistemas e bancos de dados de back-end, ele pode restaurar rapidamente as informações solicitadas e disponibilizá-las ao visitante.

A implantação de bots RPA pode dar a você mais tempo para expandir seu funil e interagir com seus clientes. Você pode se concentrar em cultivar clientes em potencial enquanto automatiza tarefas tediosas.

#8 Facilitando a transição de sistemas legados para as tecnologias mais recentes

Considere inserir dados manualmente de uma solução de CRM (um caso paradigmático de um sistema legado) em um sistema mais novo. Reconhecer o tempo necessário e o potencial de erros fez você suspirar e se preparar para desvendar uma opção mais prática. É exatamente para isso que servem as soluções de RPA. Os robôs de software podem facilmente (ou seja, rapidamente e sem impacto nos negócios) transmigrar dados de sistemas antigos para novos, permitindo que você tenha crédito na precisão das descobertas.

Quais são os benefícios da automação de marketing?

Cá está uma pequena lista do que a automação de marketing pode realizar para você quando combinada com uma equipe proficiente usando essa poderosa tecnologia.

Cada negócio é único e tem suas próprias necessidades de marketing. A automação também é altamente adaptável; você pode fabricar painéis personalizados, modelos de e-mail e muito mais.

Apresentando os RPA Bots: preenchendo as lacunas existentes no marketing manual

Os bots RPA podem desempenhar um papel significativo na automação dos processos de geração de relatórios porque podem:

  • Colete dados de diferentes recursos de negócios
  • Gerar e enviar relatórios com base nos dados coletados
  • Atualizar dados em outros sistemas (por exemplo, CRM) com base em relatórios
  • Relatórios de marketing pago identificando os canais de melhor desempenho
  • Relatórios de marketing orgânico de SEO
  • Relatórios de mídia social

Esses relatórios podem ajudar as equipes a entender melhor seus negócios e usar previsões baseadas em dados para tomar melhores decisões.

Embora a plataforma RPA forneça a capacidade de fabricar painéis operacionais, o pintura de estratégia de negócios e os painéis de otimização e estudo preditiva exigem software suplementar, conhecimento sobre o design de painéis e visão para fabricar um sistema sustentável. Marcas globais entendem rapidamente essa veras e estão aproveitando os bots RPA.

Para saber mais sobre porquê implementamos o RPA para nosso principal cliente e provar o verdadeiro valor do RPA, oferecendo escalabilidade e consistência de subida qualidade de seus relatórios. FIQUE LIGADO PARA A PARTE 2!

Notas e Fontes

  • https://www.invespcro.com/blog/marketing-automation/
  • https://www.forbes.com/sites/forbesbusinesscouncil/2021/04/12/how-companies-can-effectively-implement-rpa-in-their-marketing-processes/?sh=3720fe0233ce
  • https://www.thedrum.com/opinion/2021/05/21/how-use-robotic-process-automation-improve-marketing-efficiency

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo